quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Civilização Mesopotânica

A Mesopotâmia é uma região histórica do Oriente Médio (Ásia), incluída no Iraque e banhada pelos rios: Tigre e Eufrates. A palavra mesopotâmia, em grego, significa região entre rios. Estendendo-se desde o Deserto da Síria, até as margens do Golfo Pérsico,compreende duas áreas distintas:

1º Planalto ou Alta Mesopotâmia , de constituição geológica complexa, onde predominam formas muito eruditas;



2º A Planície ou Baixa Mesopotâmia , de origem rudimentar recente, cheia de lagoas, pântanos e canais naturais.


Essa rica planície atraiu uma série de povos, que se encontraram e se misturaram , empreenderam guerra e dominaram uns aos outros , formando o que denominamos "civilização mesopotâmica". Entre esses povos temos:

    1. Os Sumérios

    2. Os Babilônicos

    3. Os Assírios

    4. Os Caldeu

      II – RELAÇÕES SOCIAIS NA MESOPOTÂMIA

      A sociedade mesopotâmica era dividida em castas. Os sacerdotes, os aristocratas, os militares e os comerciantes formaram castas privilegiada (a minoria). A maioria da população era formada pelos artesões, camponeses e escravos.

      III – A RELIGIÃO

      Os mesopotâmicos adoravam diversas divindades e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. Os deuses diferenciavam-se dos homens por serem mais fortes, todo-poderosos e imortais. Cada cidade tinha um deus próprio, e, quando uma alcançava predomínio político sobre as outras, seu deus também se tornava mais cultuado.

      No tempo de Hamurábi, por exemplo, o deus Marduc da Babilônia foi adorado por todo o império.

      A divindade feminina mais importante era Ihstar, deusa da natureza e da fecundidade. Os Sumérios consideravam como principal função a desempenhar na vida, o culto a seus deuses e quando interrompiam as orações, deixavam estatuetas de pedra que os representavam diante dos altares, para rezarem em seu nome.

Um comentário: